maio 27, 2022
834 Visitas
Comentários desativados em Saiba quem tem direito ao Vale Gás e como solicita-lo.

Saiba quem tem direito ao Vale Gás e como solicita-lo.

Escrito por

Entenda o que é o vale gás

O vale gás do Governo, é mais uma maneira na qual o Governo Federal achou de ajudar a população a lidar com os efeitos negativos causados pela pandemia. Portanto, este auxílio gás foi criado, com o intuito de viabilizar melhor a cobra do gás de cozinha por todos. Até mesmo por aquela parcela mais pobre da sociedade.

Ele funciona como qualquer vale normal, isto é, você ‘troca’ ele por algum objeto de seu interesse em questão. Neste caso, o gás. Mas o valor será depositado diretamente em sua conta poupança, que será solicitada no momento do cadastro.

Vale lembrar que, caso você não tenha uma conta, ela será aberta de maneira automática logo após o seu cadastro.

O valor do vale gás não é fixo, o mesmo irá variar bastante entre semestres. Isto é, o valor será dado a cada 2 meses e, será correspondente a média do valor do gás de cozinha nos últimos 6 meses. Vamos supor que durante os seis primeiros meses do ano de 2020 o gás custou R$ 100 reais, portanto, o vale gás do semestre posterior vai custar R$ 50 reais.

Quem pode receber o vale gás?

Na teoria, todas as pessoas que estão em uma situação de baixa renda possuem direito a receber o benefício. Contudo, na prática, não funciona bem assim. Já que o programa possui um teto máximo e precisa ser respeitado. Portanto, ele irá seguir algumas preferências.

Isto é, a priori, a preferência será ajudar e acolher as mulheres que são vítimas de violência doméstica e, entre elas, as que terão prioridade serão as que estejam sendo beneficiadas por alguma medida protetiva – caso seja em caráter de urgência –

Além destes grupos de pessoas, estão inclusos os beneficiários do programa Bolsa Família. Mas de antemão, toda pessoa precisa estar cadastrada de maneira correta no CadÚnico. Além disso, o outro grupo de pessoas que serão contempladas, são aqueles que no grupo da família tenha alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada.

Como realizar a inscrição no CadÚnico?

A priori, entenda como funciona o Cadastro Único. Em síntese, ele serve para o Governo saber exatamente quem são e como vivem as famílias que encontram-se em situação de Baixa Renda em todo o território nacional. Este programa foi criado pelo Governo Federal. Todavia, cada prefeitura precisa ‘operá-lo’ a fim de mantê-lo sempre atualizado.

Ao ter seu cadastro ativo no CadÚnico, você conseguirá participar de todos os programas sociais do Governo. Lembrando que poder participar, não é sinônimo de receber o benefício em questão. Portanto, o CadÚnico é a porta de entrada para qualquer benefício do Governo Federal.

Para que o cadastro seja feito, não é preciso – de imediato – que a pessoa vá até uma unidade do CRAS, visto que o mundo está saindo agora de um período pandêmico.  Basta que você faça o download do aplicativo Cadastro Único, para que possa se cadastrar. Vale salientar que no período de 120 dias, você irá precisar ir presencialmente até uma unidade para concluir seu cadastro.

Tenho direito, mas agora como recebo o vale gás?

O vale Gás será entregue diretamente na conta poupança que foi cadastrada no momento que você efetuou o cadastro em questão. Portanto, a cada 2 meses, você pode conferir que lá irá encontrar-se o dinheiro suficiente para você pagar a metade de um botijão de gás.

Article Categories:
Frases