in ,

Sete sinais sutis de depressão que você nunca deve ignorar

Sete sinais sutis de depressão que você nunca deve ignorar
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe Se Gostou!
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook!

A vida pode ser realmente esmagadora às vezes e no cotidiano de correria, sempre em movimento, fica difícil parar dedicar algum tempo a prestar atenção em como estamos nos sentindo ou no que o corpo tenta nos dizer.

Você sabia que 1 em cada 10 pessoas sofre de alguma forma de depressão no mundo? E essas são apenas as estatísticas que conhecemos. Muitos outros casos de depressão passam despercebidos e não são tratados. Existe até o caso de depressão existencial, que acontece quando você luta com as incertezas da vida.

Muitas vezes podemos não reconhecer os sintomas da depressão ou ficar em negação sobre isso. Afinal, ninguém quer ser rotulado, certo? Ou é possível também ter depressão de alto funcionamento – capaz de parecer bem, realizando todas as tarefas normais, mas por dentro sentir todos os sintomas e efeitos da depressão.

Talvez a maioria das pessoas também não saiba o que procurar para detectar algo assim sobre si ou não tenha conhecimento de como a depressão pode se manifestar – são várias maneiras.

Aqui estão sete sinais sutis de depressão que você não deve ignorar:

1. Irritabilidade aflorada

Embora a maioria das pessoas associe depressão à tristeza, ela também pode se manifestar com raiva, irritabilidade e falta de paciência com outras pessoas.

Como sua mente está preocupada com desequilíbrios químicos relacionados à depressão, você não consegue se concentrar no que precisa e parece que tudo te incomoda.

2. Dificuldade para dormir

Se você pensou que depressão significava dormir por horas a fio, você pode se surpreender ao saber que muitas pessoas não conseguem dormir quando estão deprimidas.

Como nosso cérebro está disparando diversos pensamentos negativos enquanto tenta resolver problemas dia e noite, pode ser difícil para alguém que tem depressão relaxar o suficiente para dormir.

Sete sinais sutis de depressão que você nunca deve ignorar

3. Dores constantes

Depressão pode se manifestar de várias maneiras físicas, incluindo dores. Se você se sentir lento e dolorido ao se mover, isso pode estar relacionado à depressão, especialmente se você não encontrar outra explicação para o motivo de estar se sentindo assim.

4. Vontade de ficar no sofá o dia todo

A energia é algo essencial e temos muito dela por dia desde a hora que acordamos. Se você acha que está acordando cansado ou parece que nunca consegue se convencer a fazer algo, isso pode estar relacionado à depressão.

5. Culpa

Passar muito tempo pensando em decisões ou eventos passados, coisas que aconteceram que você deseja que pudessem ter sido diferentes consome energia de uma maneira que pode causar depressão ou que é causada por depressão.

6. Decisões ruins

Pessoas que sofrem de depressão muitas vezes tentam esconder seus sentimentos internos com comportamento imprudente. Este é um mecanismo para as pessoas que estão tentando provar para o mundo (e para si mesmas) que estão bem.

Por exemplo, muitas pessoas com depressão bebem ou abusam de drogas como forma de lidar com o que estão sentindo. E não só. Pessoas com depressão jogam, tem relações sexuais desprotegidas e irresponsáveis e até se endividam como forma de compensação para se sentirem melhores consigo mesmas.

Sete sinais sutis de depressão que você nunca deve ignorar

7. Dificuldade de concentração

Muitas pessoas que sofrem de depressão dizem que têm uma sensação de “neblina”, algo que obscurece os pensamentos e sua capacidade de fazer qualquer coisa, dificultando a concentração mesmo nas tarefas mais simples. Ficam incapazes de focar a atenção e a dedicação à coisas cotidianas fica também comprometida. 

Se você se distrai com mais frequência e tem dificuldade a voltar ao normal, pode ser um sinal de depressão.

Muitas pessoas não admitem que sofrem de qualquer forma de depressão porque o estigma associado à depressão e à ansiedade ainda possui uma conotação ruim na cultura em que estamos inseridos. Ter depressão é frequentemente associado à fraqueza, mesmo que seja de conhecimento público que é algo fora do controle de quem sente.

Embora esteja se tornando mais popular e amplamente comentado, as pessoas que vêm de famílias tradicionais, de pensamento fechado ou que foram envergonhadas por sua depressão no passado podem ficar apreensivas em contar às pessoas sobre sua condição. É difícil encontrar um espaço a salvo onde possam admitir as coisas que as fazem sofrer.

A boa notícia é que existe muita ajuda para gerenciar depressão. Ao encontrar a ajuda que precisa, gradualmente você sentirá pequenos avanços e melhoras no panorama de dentro para fora. Não esconda isso. Você ficará feliz por ter conversado com alguém sobre suas preocupações. Não se julgue um fardo para ninguém por compartilhar aquilo que faz parte de você.

O passo que falta pode estar mais perto do que você imagina. Quanto mais você esperar, mais difícil pode ser controlar seus sintomas, então procure alguém para obter a ajuda que você precisa hoje. Você é forte, capaz e maior do que o que está acontecendo com você agora.

O que você achou?

0 points
Upvote Downvote
Meditação do sono: 10 passos para um descanso tranquilo

Meditação do sono: 10 passos para um descanso tranquilo

Depressão existencial: o que é e cinco maneiras de superar

Depressão existencial: o que é e cinco maneiras de superar