in , ,

O que é um animal de suporte emocional?

O que é um animal de suporte emocional?
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe Se Gostou!
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook!

É de conhecimento popular que animais proporcionam alegria e são grandes companheiros do dia a dia. O que se sabe agora também é que animais como cães e gatos também podem fornecer suporte emocional para pessoas com problemas de saúde mental. Esses companheiros são conhecidos como animais de apoio emocional (ESAs, na sigla americana), e sua popularidade vem crescendo nos últimos anos.

Definição

Um animal de apoio emocional é um companheiro peludo que oferece algum tipo de benefício a um indivíduo com alguma forma de debilidade. O animal oferece companhia e apoio, ajudando a aliviar pelo menos um aspecto das questões débeis de quem os mantém por perto.

Os cães são o tipo mais comum de animal de apoio emocional, mas os gatos também são bastante comuns. Outros tipos de animais, como mini pôneis, mini porquinhos e cavalos também podem servir como AEEs.

Não raramente animais exóticos também aparecem executando essa função. Por exemplo, um pavão ganhou as manchetes depois que foi impedido de entrar em um voo da United Airlines, apesar de seu dono ter dito que o animal era de apoio emocional. Alguns dos animais de apoio emocional mais incomuns que voaram com seus donos incluem um porco, um pato, um macaco e um peru, mas a grande maioria dos ESAs não são criaturas raras, exóticas ou de curral.

O que é um animal de suporte emocional?

Benefícios

Por que um indivíduo escolheria usar um animal de apoio emocional? Pesquisas vem apoiando a ideia de que os animais podem fornecer benefícios significativos à saúde mental. Uma revisão de pesquisa descobriu que dentre os efeitos positivos a saúde mental, os ESAs promovem a conectividade emocional e ajudam as pessoas a administrar suas questões internas em tempos de crise.

Alguns dos outros benefícios que os animais de suporte emocional podem fornecer incluem:

Menos ansiedade 

Simplesmente acariciar um animal pode criar uma resposta de relaxamento ao corpo e elevar o humor.

Suporte para trauma

Animais de estimação podem fornecer conforto para pessoas que estão lidando com situações difíceis, incluindo aquelas que passaram por algum tipo de trauma.

Melhor saúde física

Estudos descobriram que animais de apoio emocional ajudam a baixar a pressão arterial, diminuir as taxas de respiração e melhorar a capacidade de lidar com a dor. Além, claro, daqueles que exigem passeios regulares, promovendo também hábitos saudáveis de caminhadas diárias e exercícios constantes.

Menos sentimento de solidão

Os animais podem fornecer companhia, o que é especialmente importante para pessoas que vivem sozinhas e apresentam sintomas de depressão e ansiedade. Ter um pet esperando você voltar para casa ao final do dia pode preencher o vazio de sensação de solitude.

Cuidado e amor recíprocos

Cuidar de um animal de apoio emocional também pode ajudar a dar às pessoas um senso de propósito. Os animais não apenas fornecem amor e companheirismo incondicional, mas também requerem cuidado e amor em troca, o que pode ser emocionalmente recompensador. Essa troca é saudável e altamente recomendada.

O que é um animal de suporte emocional?

Animais de apoio emocional x animais de serviço

Embora os animais de apoio emocional e os animais de serviço tenham algumas semelhanças, existem distinções importantes entre os dois. Animais de apoio emocional têm como objetivo fornecer companhia e apoio. Os animais de serviço, por outro lado, auxiliam as pessoas com necessidades especiais a realizar tarefas específicas.

Animais de serviço são aqueles que foram especialmente treinados para prestar um serviço a uma pessoa com algum tipo de deficiência. Podem ser de natureza sensorial, física, intelectual, psiquiátrica ou mental. As tarefas que um animal de serviço pode realizar incluem alertar uma pessoa sobre um som, guiar uma pessoa ao longo da rua, apertar um botão de elevador, recuperar itens, alertar outros ou ficar de guarda se o indivíduo estiver tendo uma convulsão ou lembrando o indivíduo de tomar sua medicação.

Os animais de apoio emocional, por outro lado, existem para fornecer companhia com o objetivo de aliviar o sofrimento ou fornecer algum outro tipo de alívio.

Embora as pesquisas ainda não sejam conclusivas sobre os efeitos a longo prazo dos animais de apoio emocional para aliviar os sintomas de condições psicológicas, um animal de apoio pode ser uma adição útil e recompensadora ao seu plano de tratamento já existente. 

Esteja você lidando com estresse, ansiedade, trauma ou algum outro tipo de condição de saúde mental, um animal de estimação pode fornecer o suporte que você necessita para equilibrar as emoções e sentir uma conexão de amor e carinho com um ser que só sabe dar e receber coisas boas. Converse com seu médico sobre a possível adição de um animal de apoio emocional na sua situação individual.

O que você achou?

0 points
Upvote Downvote
5 Lições Positivas tiradas da Crise do Coronavírus

5 Lições Positivas tiradas da Crise do Coronavírus

Como as emoções negativas nos afetam

Como as emoções negativas nos afetam