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Meditação para iniciantes: 7 dicas para quem diz que não consegue meditar

Meditação para iniciantes: 7 dicas para quem diz que não consegue meditar
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Um dos hábitos mais saudáveis que você pode desenvolver é a meditação.

Inúmeros estudos demonstraram seus benefícios, variando de aumentos na função imunológica à redução do estresse e ansiedade.

E agora a ciência está mostrando que pode também causar mudanças reais nas estruturas físicas do cérebro!

No entanto, muita gente reclama que meditação é algo difícil, que não consegue desligar para entrar em contato com o estado de meditação. As pessoas dizem não se sentir o suficientemente em paz para conseguir limpar a mente. Dessa forma, não conseguem meditar.

Isso não é verdade. Meditação não é sobre se sentir completamente em paz. A verdade é: Se você está sentado com os olhos fechado, em silêncio, adivinhe? Você está meditando!

Então, aqui estão algumas dicas simples (e queda de mitos!) para você começar agora mesmo o hábito da meditação.

1. Comece com apenas 2 minutos

Sim, você entendeu certo. Simplesmente sente por 2 minutos e se concentre na respiração (ou no que você quiser focar). À medida que você se sentir confortável com 2 minutos, aumente para 3 minutos e assim por diante.

2. Não se preocupe em limpar a mente

No começo, a sua mente vai mesmo vagar. É inevitável. Apenas sorria e tente retornar o foco à sua respiração quando isso acontecer.

3. Faça como primeira atividade da manhã

Muitas pessoas se esquecem de fazer meditação porque não têm rotina. Fazer isso de manhã, logo que acorda, é uma excelente maneira de adquirir o hábito.

Meditação para iniciantes: 7 dicas para quem diz que não consegue meditar

4. Desenvolva uma atitude de aceitação

Ao se sentar, você estará inserido em uma mar de emoções diferentes, como ansiedade, stress, expectativa e preocupações. 

Nós tendemos a fugir desses sentimentos, mas este é um momento para você aceitá-los e até agradecer pela sua existência. Você está vivo e está sentindo. Simplesmente sorria, aceite que está se sentindo do jeito que está e volte a se concentrar na respiração.

5. Não se preocupe em “fazer errado”

O objetivo final da meditação não é limpar sua mente. Na verdade, não há objetivo para a meditação, isso é contrário à prática. Meditar é simplesmente estar no aqui e agora.

6. Concentre-se em um objeto

A maioria dos iniciantes na meditação é ensinada a se concentrar na respiração, mas outra maneira eficaz de meditar é apenas se concentrar em um objeto. Verifique se o objeto não é grande demais, que ele caiba no seu campo de visão sem precisar que você mova o corpo.

Meditação para iniciantes: 7 dicas para quem diz que não consegue meditar

7. Mantenha suas expectativas realistas

Claro, existem muitas pesquisas mostrando seus benefícios surpreendentes, mas você não resolverá todos os seus problemas em uma semana ou até um mês. Todas as coisas boas levam tempo. Não se preocupe e continue no seu ritmo. Ele é perfeito e vai te levar ao mesmo lugar que os grandes mestres da meditação.

Lembre que a meditação nem sempre será um poço de paz ou um momento de diversão. Assim como tudo que nos propomos na vida, para se tornar um hábito é preciso esforço, perseverança e força de vontade. 

Se você continuar na caminho da meditação, depois de algumas semanas ou meses, começará a desfrutar da prática de modo pleno e a experimentar os muitos benefícios que a ciência está comprovando que a meditação exerce sobre nossos corpos e mentes.

Caso você esteja no caminho da meditação, um passo de cada vez, mas já se ache preparado para experimentar algo mais específico, é possível encontrar meditações guiadas para fins específicos. Os grandes tutores da meditação te guiam para dentro de um mundo pacífico que se conecta diretamente com o seu coração.

Uma vez ciente das técnicas, de todas as possibilidades e do que funciona melhor para você, você pode aplicar como e quando quiser pelo resto da vida. 

Reconecte consigo mesmo e experimente a paz interior, não deixe para depois.

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