in , , , ,

Meditação do sono: 10 passos para um descanso tranquilo

Meditação do sono: 10 passos para um descanso tranquilo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe Se Gostou!
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook!

Então você quer aprender a dormir melhor? Você não está sozinho.

Milhões de pessoas em todo o mundo tem dificuldade para dormir e algumas nem percebem isso. Dormir bem pode afetar sua vida de várias maneiras, incluindo ser mais produtivo e consciente.

Também pode afetar sua vida de maneira negativa se você não descansar o suficiente todas as noites. Muitas pessoas sofrem de dores crônicas, doenças associadas e até obesidade como resultado de não dormir o suficiente regularmente.

É uma coisa poderosa!

Hoje, trazemos para você uma meditação do sono que pode ser usada para ter uma noite tranquila de descanso merecido.

As estatísticas da meditação mostraram que ela pode ser uma das maiores aliadas na busca por um sono de melhor qualidade.

Aqui estão 10 etapas que você pode seguir:

Etapa 1: Respire

Depois de se acomodar na cama, reserve alguns momentos e concentre-se na respiração.

Tente respirar cinco grandes e profundas inspirações e expirações. Preste atenção em como o ar entra e sai dos seus pulmões.

É importante prestar atenção na sensação do corpo, pois você elimina qualquer tensão e stress do dia durante o exercício respiratório.

Etapa 2: Não se apresse

Embora você ache que está correndo contra o relógio para adormecer, dedicar um tempo para acertar a melhor forma de fazer isso pode melhorar muito a qualidade do sono.

Tire um tempo para prestar atenção em como você sente os lençóis, como seu corpo se apoia contra o colchão e vá liberando todos os outros pensamentos que estão enchendo sua cabeça.

Meditação do sono: 10 passos para um descanso tranquilo

Etapa 3: Se envolva

Ao se acomodar na cama, pense em como está o quarto ao redor. Tem algum barulho que pode ser parado? Dá para ficar mais escuro? Você se sente bem acolhido?

O que está acontecendo que está te impedindo de relaxar?

Etapa 4: Escalar o seu próprio corpo

Com a sua imaginação, percorra todo seu corpo de uma parte para a outra, se concentrando em como cada parte dele se sente. Se estiver tenso, tente relaxá-lo.

Se estiver relaxado, aproveite. Faça pequenos movimentos desde a parte superior da cabeça até os dedos dos pés, adquirindo completa consciência de cada parte do corpo por cerca de 20 segundos.

Pode parecer muito trabalho, mas é um exercício útil para concentrar seus pensamentos em algo que não seja o dia estressante que você teve.

Etapa 5: De novo, respire

Não se preocupe com como ou quanto você respira. Apenas respire. Preste atenção na sua respiração, o peito subindo e descendo, observe essa área do corpo por um curto período de tempo. 

Você pode perceber que o ritmo da sua respiração muda quando você começa a prestar atenção – isso é normal, então continue com o exercício.

Etapa 6: Não deixe a mente vagar

Não existe maneira certa ou errada de respirar quando você está tentando relaxar para uma boa noite de sono.

Se sua mente quiser vagar, redirecione a atenção de volta ao peito que sobe e desce.

Isso ajudará a combater as mensagens que seu cérebro está tentando processar e que podem te roubar o sono.

Etapa 7: Psicologia Reversa

Uma parte importante da preparação para a cama é refazer os passos do dia para se lembrar de tudo o que você deve agradecer.

Começando onde você está enquanto se prepara para dormir, faça uma caminhada mental durante todo o dia, desde o primeiro momento em que abriu os olhos.

Você pode achar isso difícil, mas o exercício de recontar seus passos garantirá que seu cérebro não se afaste muito da tarefa. Além, claro, de praticar a gratidão, um estado reconhecido de bem estar.

Meditação do sono: 10 passos para um descanso tranquilo

Etapa 8: Permita-se

Ao começar a se sentir bem no dia em que viveu, permita-se dormir. Comece com uma pequena parte do seu corpo e percorra ele inteirinho dando permissão para relaxar e desligar.

Se você continuar alimentando os pensamentos do dia, tente respirar profundamente novamente para focar na no subir e descer do peito, desviando a atenção e focando na respiração mais uma vez para impedir que os pensamentos te impeçam de adormecer.

Etapa 9: Desligue completamente

Pense: uma perna parece diferente da outra quando relaxa esticada na cama nesse exato momento? As duas estão confortáveis?

 Se você já acordou sentindo que não queria mexer seu corpo porque estava tão confortável então sabe como é bom estar totalmente relaxado. Esse é o objetivo.

Etapa 10: Você já está dormindo?

É possível que você nem consiga chegar ao décimo passo deste exercício de sono. Se você já dormiu, bom para você.

Se você ainda está com dificuldades, reserve um tempo para descobrir o que vai funcionar para você. Não se esqueça de tentar reduzir sua atividade antes de dormir, tomar um banho quente e comer algumas proteínas para ajudar seu corpo a se recuperar durante a noite.

O que você achou?

0 points
Upvote Downvote
Como lidar com uma pessoa tóxica (de acordo com o budismo)

Como lidar com uma pessoa tóxica (de acordo com o budismo)

Sete sinais sutis de depressão que você nunca deve ignorar

Sete sinais sutis de depressão que você nunca deve ignorar