in ,

5 Lições Positivas tiradas da Crise do Coronavírus

5 Lições Positivas tiradas da Crise do Coronavírus
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe Se Gostou!
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook!

O mundo foi atingido por uma inesperada pandemia que tomou proporções gigantescas que até tão pouco tempo atrás pareceriam surreais.

O que antes só víamos em filmes estamos agora vivendo no nosso cotidiano: estabelecimentos fechados, quarentena, sistema de saúde saturado, notícias desencontradas, perspectiva de uma vacina e medo.

Enquanto o mundo enfrenta esse grande desafio, com uma crise sanitária e econômica que assola diversos países, não tem sido tão fácil encarar o dia a dia pessoalmente também.

O emocional fica abalado pelo medo, pela tristeza de quem perdeu um ente querido para a nova doença, a aflição de quem tem o emprego ameaçado e uma mudança de vida jamais prevista de uma rotina normal para o isolamento.

5 Lições Positivas tiradas da Crise do Coronavírus

Lições Positivas tiradas da Crise do Coronavírus

Apesar dessa dificuldade e do forte abalo emocional que é esperado e natural nessa situação, existem lições que podemos tirar da crise do coronavírus. Reflita a seguir todo o positivo que pode ser extraído da pandemia.

Temos muito a agradecer

Muitas vezes, no costume da rotina e na correria do dia a dia, não nos damos conta de tudo de bom que nos cerca. Até sermos privados.

Notamos então a importância e o quanto nos faz falta o que antes ignorávamos ao nosso redor e ficamos gratos, saudosos, esperando a poeira baixar para aproveitar com uma visão mais madura e maior gratidão a nossa vida comum.

Fica também evidente o privilégio de poder combater esse inimigo invisível no conforto da nossa casa, em segurança, tendo um teto onde morar e alimento mesmo em tempos difíceis.

Essa crise serve para mostrar que precisamos de pouco, que o primordial é tão básico e mesmo assim estamos sempre em busca de mais. Um afago na alma e uma lição positiva de humildade.

5 Lições Positivas tiradas da Crise do Coronavírus

Nem tudo pode ser planejado

O ditado “se quer fazer Deus rir, faça planos” nunca fez tanto sentido. Sem dúvidas uma das lições positivas da crise do coronavírus é que nem sempre se pode planejar o amanhã, por isso é importante viver e valorizar o agora.

Perdemos tanto tempo e energia preocupados com o futuro, com os detalhes de um depois que nem sabemos como e se vai chegar.

É importante ter precaução e pensar no futuro, mas o primordial mesmo é viver e valorizar o agora.

Viver é mais sobre ser do que sobre fazer

Toda a nossa rotina geralmente é baseada no fazer, no tempo que temos para distribuir pelo que fazemos.

A vida moderna nos transformou em “feitores”, sempre na correria, tentando dar conta de tudo, de um lado pro outro.

Trabalho, estudo, lazer. De repente, você se vê sozinho consigo mesmo, fechado em casa, e se sente mais perdido do que nunca.

Sem o “fazer” diário da rotina, muitas pessoas se encontraram sem eixo, sem ter certeza de quem elas eram fora dessa realidade louca cotidiana, em silêncio com os próprios pensamentos.

E então vem a pergunta: quem sou eu além do meu trabalho? Além dos estudos? Além da convivência com os meus amigos ou viagens?

Esse questionamento é sem dúvidas uma das lições mais positivas da crise do coronavírus, já que ele traz uma reflexão e um auto conhecimento que vão perdurar para até depois da pandemia. Ser é mais importante do que fazer.

Somos um só e todos o mesmo

Vivemos entre fronteiras, diferenças, guerras e barreiras culturais, mas de repente um único mesmo vírus assola o mundo todo, sem se importar com o continente, status ou riquezas.

A doença atinge a todos igualmente, oferecendo riscos e mostrando que somos todos o mesmo, todos feitos da mesma coisa, vulneráveis, em risco, unidos no mesmo propósito e esperança de vencer essa crise sanitária que ameaça tanto que nos importa.

Pessoas ao redor de todo o mundo tem demonstrado muito mais gestos de gentileza e preocupação com a segurança e bem estar do próximo, fazendo campanhas, doações, incentivando o consumo e consumindo do comércio local para o sustento do estabelecimento, e essa mobilização de empatia é sem dúvidas uma das melhores lições que se poderia tirar da crise do coronavírus.

Desafios levam ao crescimento

Essa é uma verdade inquestionável e a crise do coronavírus só tornou o ensinamento mais evidente.

Não se trata de romantizar o sofrimento ou as provações, mas o fato é que passar por tempos difíceis, aprender com eles e ter a força e a maturidade necessária para seguir em frente geram um crescimento pessoal importante, e é isso o que está acontecendo com muitas pessoas durante a crise e a quarentena.

Com certeza ninguém vai sair dessa experiência sendo a mesma pessoa de antes. Os cuidados mudam, a valorização da rotina está diferente, até a atenção à higiene diária é redobrada.

 Estamos passando por situações que nunca imaginamos, nunca conhecemos parecido e agora já sabemos da nossa capacidade em lidar com essas adversidades.

Talvez, ao serem questionadas no passado, a maioria das pessoas diria que não suportaria viver um isolamento ou enfrentar uma pandemia mundial, mas uma das lições mais positivas de tudo isso é descobrir que na maior parte do tempo somos capazes de lidar com tudo aquilo para o que não acreditamos ser.

O que você achou?

0 points
Upvote Downvote
A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo…

A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo…