out 27, 2020
46 Visitas

5 truques para restaurar sua energia em tempos difíceis

Escrito por
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe Se Gostou!
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook!

Tempos desafiadores fazem parte da vida. 

Talvez você se sinta exausto e até impotente, frustrado ao tentar restaurar sua energia. Calma. Isso acontece com todo mundo. Pode ser um período financeiro difícil, uma situação complicada no seu relacionamento, solidão, problemas de saúde, uma derrota ou um fracasso que esgotou sua energia; mas de qualquer forma, é temporário, e restaurar a energia é um próximo passo importante.

Tudo na vida passa por ciclos. Às vezes você simplesmente se sente triste, e tudo bem. Mas, eventualmente, a roda gira e você volta a se sentir no topo do mundo.

Em tempos difíceis, quando é difícil ver a saída, é importante lembrar que é você quem toma as decisões e quem é capaz de escolher o que é melhor.

Você pode escolher como lidar com todas as situações. Pode permanecer e ficar preso nas dificuldades e situações infelizes ou pode se ajudar a melhorar e restaurar sua energia um passo de cada vez.

Como você pode fazer o amanhã melhor do que hoje?

Tudo que você precisa é permanecer positivo e alterar sua rotina diária atual, pouco a pouco.

Os cinco truques simples a seguir também farão uma enorme diferença, permitindo que você melhore seu humor rapidamente e ajude a restaurar a energia em momentos difíceis.

1. Se conecte à sua criança interior

A primeira coisa que você deve fazer quando estiver saindo de um buraco é perdoar a si mesmo. Se você continuar pensando nos seus erros e continuar se machucando, vai ser quase impossível encontrar mais energia dentro de si. Quando você se perdoa, coloca menos foco e energia no problema e está no caminho certo para restaurar o equilíbrio.

Um truque poderoso para acessar essa energia é se conectar a sua criança interior. Se o seu eu de 8 anos de idade estivesse nessa situação, o que você diria a ele? Você pode se conectar aos sentimentos que sentiu durante os tempos difíceis que passou quando criança? Você consegue se lembrar de quão intensos eram esses sentimentos?

Como você animaria o pequeno você? O que você diria a si mesmo se ele estivesse na mesma situação agora?

Vendo com esses olhos, você automaticamente se sente mais empático e compassivo. Sempre que detectar emoções ou pensamentos negativos, pense na situação que incomoda sua mente como se o você de 8 anos estivesse passando por isso. Você ficará surpreso ao ver quão diferentes são suas respostas automáticas à maneira de lidar com a situação.

Você pode se dar o mesmo presente de compaixão e generosidade?

2. Mude seu estado físico

Você está se exercitando? Tenho certeza de que você sabe que o exercício é um tratamento totalmente natural para combater a depressão e o estresse, e entende as enormes vantagens da atividade física. 

Então, você está se exercitando?

Seu estado emocional, qualidade de vida e nível de desempenho são inseparáveis do seu estado físico. Quando você está passando por um período difícil, é hora de restaurar sua energia alterando isso, pois seu físico é um fator importante para determinar como você se sente. 

Você não precisa ser super radical e começar a correr ultra maratonas; só precisa colocar mais movimento na sua rotina. Entenda que quando você está mudando seu estado físico, suas emoções também mudam. Se atualmente você sente que está esgotado e sem energia, que está impotente e exausto, não é hora de dar uma olhada na sua rotina física? O que você está fazendo a maior parte do dia? Você está sentado? Deitado no sofá ou na cama? Preso no assento do carro ou na cadeira do escritório a maior parte do dia?

Se for esse o caso, não é óbvio que adicionar mais movimento e atividade à sua rotina diária vai aumentar sua energia e bem estar?

3. Se conecte a você com 80 anos.

Imagine agora exatamente o oposto da dica número 1. Agora você não é uma criança, mas está olhando para o seu eu enrugado de 80 anos. Você já viu tanto, experimentou tanto, conquistou tanto, viveu a vida por um longo tempo. Agora, quando você olha para sua vida tão plena, se lembra do que aconteceu com você quando passou por um momento difícil?

Na verdade, nem estou falando sobre o período atual. Eu quero que você olhe para outro momento difícil que teve, que você superou e ficou mais forte do que antes. Você sabe exatamente o que fez de certo e errado, e o que te ajudou nesse período. Quando você olha para esse momento específico, como se sente? Agora pense com a cabeça de alguém que já viveu oitenta anos.

Seus sentimentos e pensamentos de repente parecem pequenos e irrelevantes? Durante um período de vida inteiro, esse período aparece destacado ou mais como uma nota de rodapé? Um erro de digitação?

Quando você está tentando ver as coisas por essa perspectiva, automaticamente se sente calmo. Sempre que detectar emoções ou pensamentos negativos, pense na situação que incomoda sua mente como se seu eu de 80 anos estivesse refletindo sobre ela. A perspectiva muda completamente.

4. Imagine sua vida ideal

Quando você está passando por um momento difícil e está procurando ajuda para restaurar a energia, é importante imaginar e pensar em um amanhã melhor. 

Quando você está em uma situação ruim ou quando está dando tudo o que tem tentando alcançar uma meta grande e desafiadora, lutando para permanecer determinado quando os tempos estão difíceis, imagine você daqui cinco anos, com tudo isso para trás. Como você deseja estar? Coloque energia nisso. 

5. Encontre alguém para se espelhar

Quem você admira? Pode ser um amigo ou parente seu que você aprecia muito, ou um atleta, uma celebridade, estrela de cinema ou cantor, eles são pessoas como você. Eles também tiveram maus momentos e souberam superar. Tire um tempo para ouvir suas histórias.

Lembre-se de que são pessoas como você, com pontos fortes e fracos, que superaram obstáculos, e você pode ganhar motivação e energia ao se conectar às histórias deles, tentar se colocar na mesma situação e pensar o que faria no lugar ou o que fariam se estivessem no seu. 

 

Independente de qualquer coisa, lembre que tempos difíceis são temporários, mas as técnicas que você constrói para aprender sobre a restauração de energia na vida podem durar anos e ajudar a enfrentar inúmeros desafios. 

Descubra o que funciona para você e o que ajuda a manter uma perspectiva positiva em qualquer momento difícil.

Article Categories:
Blog · Dicas para viver melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *