in , ,

5 maneiras de ser menos emocionalmente sensível

5 maneiras de ser menos emocionalmente sensível
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe Se Gostou!
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook!

O mundo pode ser um lugar difícil.

O ciclo diário de notícias é uma constante enxurrada de negatividade e as mídias sociais podem ter um turbilhão de posts com carga emocional. Pode ser difícil não deixar isso nos afetar.

As pessoas geralmente pode ser meio egoístas, indelicadas e buscam meios grosseiros para seus próprios fins. Às vezes não parece ter muita consideração pelos mais sensíveis entre nós. Porque, sim, algumas pessoas são mais emocionalmente sensíveis às coisas que as rodeiam do que outras pessoas. 

Pessoas emocionalmente sensíveis atribuem maior significado aos acontecimentos e às interações que elas têm com outras pessoas. Sentem mais profundamente que os outros e podem agir ou reagir com base nesses sentimentos. Por vezes, podem até permitir que as emoções passem por cima delas mesmas. Não é incomum deixarem os acontecimentos pesarem na mente e permitirem que suas emoções afetem direta e indiretamente seus relacionamentos.

Isso tudo faz sentido pra você? Toca algum sino aí dentro?

Se sim, você pode ser uma dessas pessoas. E como você pode ser menos sensível emocionalmente? Como pode evitar ficar sobrecarregado e deixar que os eventos e pessoas da sua vida exerçam um peso ruim nela?

Fica tranquilo, aqui estão 5 estratégias que você pode usar.

1. Proteja seu espaço limitando influências negativas

Seu cérebro é muito parecido com um campo. O que você fertiliza e o que planta nele determinará o que cresce lá. Você terá muito mais dificuldade em encontrar uma vida pacífica e positiva se se cercar de pessoas tóxicas e negativas.

Quanto mais negatividade você bombear nocérebro, mais ela vai enfraquecer suas defesas para lidar com a negatividade. E não estou falando apenas sobre pessoas. Isso inclui o que você lê, ouve e assiste.

O que você está colocando em sua mente? Você lê ou assiste coisas cheias de raiva, negatividade e tristeza?

A mídia social é um dos piores criminosos por isso. É uma enxurrada constante de publicidade destinada a fazer você se sentir bem o suficiente consigo mesmo. Não é de admirar que muitos de nós estejamos deprimidos, ansiosos ou sobrecarregados. Proteger seu espaço deve ser uma prioridade.

Você nem sempre pode evitar circunstâncias e pessoas negativas. Às vezes, elas só fazem parte do seu cotidiano e não é possível colocar nenhuma distância significativa entre você e elas. O que você pode fazer é optar por não se envolver em uma negatividade desnecessária, o que dará à sua mente a chance de processar e se acalmar do ataque constante de fontes externas.

Se é possível colocar distância entre pessoas negativas, que não acrescentam nada para você e drenam sua energia positiva, então talvez seja hora de deixar algumas dessas pessoas partirem.

Você se torna menos sensível emocionalmente em virtude de se distanciar daquelas situações em que se sente carregado emocionalmente.

5 maneiras de ser menos emocionalmente sensível

2. Aceite que você é apenas um observador dos outros

Relacionamentos e amizades pessoais podem trazer muitos sentimentos negativos que causam tumulto em sua mente e vida. As pessoas tendem a ser criaturas bagunçadas com muitas características positivas e negativas sobre elas.

Mas, não importa quem seja a pessoa em sua vida, seja ela amiga, irmão, amante, pai ou filho – você é apenas observador da vida delas. Você não pode tomar decisões por elas, não pode carregar sua confusão e dor e não pode também gastar seu tempo se preocupando com as escolhas que os outros fazem.

A única coisa que você pode fazer é oferecer apoio e ter uma palavra amiga para tentar orientar uma direção quando parecerem perdidos. Leva tempo e prática para adotar com sucesso esse tipo de mentalidade, mas uma vez que você faz isso, as palavras e ações de outras pessoas começam a ter menos impacto emocional em seu próprio estado mental.

3. Você não precisa ter opinião sobre tudo

Quanto mais você se envolver, mais carga emocional está trazendo e criando dentro de si.

Nesta era da mídia social, onde parece que todo mundo tem uma opinião sobre algo, pode ser muito mais saudável se abster de formular opiniões sobre cada coisinha que as pessoas estão falando. Aparentemente, isso pode parecer apatia direta, mas não é.

Se aprofundando em qualquer assunto, você vai descobrir que geralmente há muito mais detalhes e considerações que as pessoas não consideram importantes ou decidem não incluir, porque isso inviabiliza seu próprio argumento. Às vezes, um único detalhe pode alterar todo o contexto de um argumento ou desacordo. É muito difícil ter uma opinião informada sobre tudo e qualquer coisa.

Abster-se de ter opiniões sobre coisas desnecessárias e praticar o silêncio sobre assuntos emocionalmente carregados traz uma paz muito maior, o que lhe dá mais energia para lidar com as coisas que você não tem escolha a não ser lidar. 

O silêncio é uma tremenda ferramenta para a paz interior.

5 maneiras de ser menos emocionalmente sensível

4. Limitar o excesso de pensamento

A qualidade da paz emocional de uma pessoa coincide com a forma como ela pensa.

Uma pessoa que pensa demais nas situações ou deixa seus pensamentos correrem para especulações distantes está consumindo mais energia emocional do que o necessário. Isso acaba com as defesas naturais e a capacidade de afastar os problemas que vem pela frente.

Sim, definitivamente devemos considerar as possibilidades e tentar pensar no maior número de possibilidades para evitar que as coisas dêem errado – mas há uma linha na qual esse tipo de pensamento passa de planejamento produtivo para especulação improdutiva.

Se você tem algo em que precisa pensar ou trabalhar, programe fazer isso dentro de um tempo determinado e depois force para fora da mente. Para tirar da mente, a melhor ajuda pode vir de

Hobbies como leitura, cinema, arte, o que for. Apenas algo que exigirá foco mental no qual você pode investir sua energia em vez dos pensamentos que antes te dominavam.

5. Exponha-se a mais desconforto e explore outras perspectivas

Uma ótima maneira de reduzir o impacto emocional das coisas que te incomodam é mergulhar nelas para ver do que elas realmente se tratam. Isso requer se expor a situações e coisas mais desconfortáveis.

Essas coisas podem ter uma grande quantidade de medo e ansiedade sobre sua cabeça quando você não entende completamente do que se trata. Mas depois que você fizer isso, poderá começar a ver as coisas com maior clareza e perceber que talvez não sejam tão ruins.

Mas, é claro, existe um mas, esse caminho não é fácil e não vale a pena ser seguido com pressa. Leva tempo para realmente mergulhar, para saber que você está bem com os sentimentos que está experimentando e encontrar uma maneira de resolver o que está acontecendo ao seu redor. Evitar as coisas que te tornam mais sensível geralmente é pior, porque se torna um caminho de fuga alinhado à ansiedade.

Pode ser muito melhor procurar críticas e explorar pontos de vista diferentes para tirar essas coisas do poder das outras pessoas. Esse poder é seu.

Se você deseja deixar de ser tão sensível e reagir às coisas de uma maneira tão dominada pela emoção, siga os conselhos acima. Embora você tenha que acolher sua natureza sensível, em certa medida, essas dicas podem te ajudar a gerenciar essa sensibilidade para que ela não afete tanto a sua vida cotidiana.

O que você achou?

0 points
Upvote Downvote
10 benefícios do banho frio

10 benefícios do banho frio

Como encontrar felicidade na vida

Como encontrar felicidade na vida