in ,

10 benefícios do banho frio

10 benefícios do banho frio
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe Se Gostou!
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook!

00Para a maioria de nós, os banhos frios parecem um inferno gelado.

No fim do dia, você não pensa em tomar um banho frio, a menos que esteja trabalhando em algo que tenha te feito suar nas últimas horas.

Mas os chuveiros frios podem ser bons para você de várias maneiras.

Com a capacidade de mudar tudo, desde a sua mentalidade até a sua saúde, aqui estão dez razões pelas quais você pode optar por tomar um banho frio ainda hoje:

1) Aumentam a imunidade

Pesquisadores descobriram que as pessoas que se submetem regularmente a banhos frios têm mais glóbulos brancos do que seus colegas de banho quente.

Os glóbulos brancos são responsáveis ​​pelo combate a doenças. Acreditam que isso ocorre porque os banhos frios ativam o sistema imunológico acelerando o metabolismo e criando mais glóbulos brancos.

Simples conclusão: banhos frios podem te levar a menos dias doente.

2) Circulação sanguínea mais rápida

Nada melhor do que um banho frio se você quiser fazer o sangue circular melhor por todo o corpo.

Segundo a Health Line, quando a água fria atinge seu corpo e membros externos, o sangue circula a taxas mais rápidas para manter a temperatura corporal. Especialistas também dizem que banhos frios frequentes podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, já que temperaturas frias acionam o sistema circulatório para reduzir a inflamação.

Estimular todo o seu sistema circulatório não é uma maneira ruim de começar o seu dia, não é?

10 benefícios do banho frio

3) Aumenta a fertilidade

Para o público masculino, banhos frios podem aumentar a probabilidade de ter filhos.

Um estudo descobriu que homens que param de tomar banho quente experimentam um aumento de quase 500% na contagem de espermatozóides apenas seis meses depois.

Isso ocorre porque os testículos são estimulados a produzir mais espermatozóides em ambientes frescos, não mornos ou quentes.

4) Melhora o nível de testosterona

A testosterona é importante para os homens desde o crescimento muscular até a confiança.

Pesquisadores sugeriram que o calor dos chuveiros quentes pode modificar pequenas porções do DNA e um dos resultados é produzir menos testosterona. Os banhos frios mantém os índices elevados.

5) Ajuda na perda de peso

Banhos frios podem ser benéficos se você quiser perder peso. Isso ocorre porque os chuveiros frios forçam seu corpo a ativar a gordura dentro de você, que é usada como isolante mantendo o calor dentro.

Quando o corpo sente frio, o excesso de gordura queima quase quinze vezes mais rápido do que seria para manter seu corpo aquecido.

A gordura não tem nenhuma conexão comprovada com a imunidade, mas afeta a termorregulação do corpo. Quando ativada, mantém o corpo quente, queimando calorias. 

Também pode aumentar sua energia e metabolismo e ajudar a controlar o açúcar no sangue. Isso pode reduzir o risco de obesidade e diabetes.

6) Melhora o cabelo e a pele

A água fria estimula o fluxo sanguíneo, o que dá à sua pele uma aparência mais saudável. Ela mantém os óleos naturais do cabelo e da pele, o que a água morna costuma lavar. 

O couro cabeludo é muito mais estimulado pela água fria do que a morna ou quente, possibilitando mais resistência, vitalidade, brilho e ajudando no crescimento.

10 benefícios do banho frio

7) Te deixa mais bem desperto

Levantar pela manhã e começar o dia pode ser uma tarefa difícil, especialmente se você não é uma pessoa da manhã.

Um banho frio pode fazer maravilhas por você, se esse for o caso: a súbita onda de água fria acelera seu coração e força seu corpo a absorver mais oxigênio, despertando seu cérebro a um ritmo mais rápido. 

A sensação de bem estar e o senso de alerta estarão nos níveis máximos antes de você iniciar o dia.

8) Te deixa mais relaxado

Mesmo que seja apenas um banho rápido e frio, os chuveiros frios podem relaxar seus momentos de estresse.

Podem aumentar a glutationa presente no sangue e reduzir o ácido úrico: essas duas coisas combinadas podem tornar você uma pessoa mais relaxada.

9) Aumenta a recuperação muscular

Se você tem o hábito de frequentar a academia, um passo importante é a recuperação muscular: quanto mais rápido seus músculos se recuperam, mais rápido o músculo se restitui e o resultado fica mais evidente

Os chuveiros frios são fundamentais para acelerar a recuperação muscular, e é por isso que os atletas quase sempre tomam banho gelado (ou até de gelo!).

10) Ensina a respirar melhor

Uma coisa que muitos de nós negligenciamos é a qualidade da nossa respiração.

Chuveiros frios forçam você a respirar fundo pois aumentam a frequência cardíaca. Isso também pode ajudar a aumentar seus níveis de energia.

São tantos os benefícios do banho frio que fazem a gente repensar os banhos quentes. Algum outro benefício que você conhece não foi citado aqui? Conta pra gente nos comentários!

O que você achou?

0 points
Upvote Downvote
Depressão existencial: o que é e cinco maneiras de superar

Depressão existencial: o que é e cinco maneiras de superar

5 maneiras de ser menos emocionalmente sensível

5 maneiras de ser menos emocionalmente sensível